Répondre

Correspondência desajustada em cM

Solicite ajuda sobre qualquer tópico relacionado com o site Geneanet. Reporte um problema. Faça uma sugestão.

Modérateur : landerset

maurilioferrari
maurilioferrari
Messages : 1
Saisie : Standard
Navigation : Arbre
Voir son arbre
Bom dia!

Vou fazer um breve retrospecto pra que fique clara a situação. Eu originalmente fiz meu teste pela FamilyTreeDNA (FTDNA). Recentemente subi outro teste, feito por um tio paterno (Amilcar), mas dessa vez realizado pela empresa Genera. Em princípio tudo ok, a correspondência com meu tio foi de 1958.3 cM (26,6%). Nos últimos dias, porém, subi também o arquivo RAW do teste do meu pai, feito pela FTDNA (mesma que realizou meu teste). Olhando as correspondências a partir do perfil de meu pai (Adilson) é que surge a estranheza: o match comigo está ok, 3537.6 cM (48,05%), condizente com filho. Mas o comprimento compartilhado entre meu pai e meu tio deu um salto, ficando muito maior (3692.7 cM - 49,9%) do que no original da FTDNA (2559 cM). Então aqui no Geneanet meu tio (classificado como 'full brother' de meu pai na FTDNA) virou mais filho dele do que irmão :lol: (a despeito disso, aqui no Geneanet está estimado corretamente como parentesco mais provável, "irmão", APESAR desses números destoantes). Ah, eu subi o arquivo da FTDNA também no Gedmatch e lá deu 2665.7 cM de correspondência entre meu tio e meu pai, variável em relação ao FTDNA mas ainda totalmente esperado pra um irmão.

Esse link é da relação entre eu e meu pai:
https://pt.geneanet.org/adn/person/a101f54e-ed54-4a18-98f2-b681950efa08/matches/10243c25-53ba-11ea-9bd9-001b21be0d6e

Esse outro é entre meu tio e meu pai:
https://pt.geneanet.org/adn/person/a101f54e-ed54-4a18-98f2-b681950efa08/matches/fb6c63a6-6fbc-44df-a6dc-9f816a566859

Muito obrigado pela atenção!
Pièces jointes
geneanet.jpg
ErroGeneanet.jpg
landerset
landerset
Moderator
Messages : 636
Saisie : Geneweb
Navigation : Fiche
Voir son arbre
Bom dia,

Muito obrigada pelo seu contributo para o fórum.

Existe uma diferença porque recebemos os segmentos totalmente idênticos para calcular os parentescos.

Na página para o parentesco entre si e o seu pai, indicamos correctamente: "Parentescos mais prováveis: pai/filho".

Na página para o parentesco entre o seu pai e o seu tio, indicamos correctamente: "Parentescos mais prováveis: irmão".

Votos de boas pesquisas!

Cumprimentos,
Sofia
Répondre

Revenir à « Ajuda & Apoio Geneanet »