Pesquisar no Sistema de Informações do Arquivo Nacional – SIAN

Publicado por Sofia - 12 de fev. de 2015

AN.JPGO Arquivo Nacional do Brasil disponibiliza um interessantíssimo leque de ferramentas na sua Base de Dados que pode ser de grande utilidade para a pesquisa genealógica.

O Sistema de Informações do Arquivo Nacional – SIAN – é composto por dois módulos: o MAPA – Memória da Administração Pública e o Multinível – Descrição Multinível.

O MAPA destina-se a compilar e a sistematizar atos legais (entre leis, decretos e portarias) que criaram, extinguiram, transformaram, organizaram e reorganizaram a estrutura e o funcionamento de órgãos da administração central e da administração pública federal, respectivamente nos séculos XIX e XX. 

O Multinível destina-se a explorar a potencialidade do acervo institucional. Organizado por fundos e coleções, articula em diferentes níveis de descrição informações sobre os documentos que os compõem como livros, folhetos, mapas, plantas, desenhos, fotografias, filmes, discos, papéis e objetos, com exceção daqueles sob a responsabilidade direta da Biblioteca da Instituição. As informações podem ser encontradas em até cinco níveis de detalhamento (níveis de descrição), entre títulos e códigos de referência, dimensões, datas, produtores, históricos, procedências, conteúdo geral, autorias, condições de acesso, indicações de instrumentos de pesquisa disponíveis na Sala de Consultas, entre outros. O nível de descrição 1 equivale ao Guia dos fundos e coleções custodiados pelo Arquivo Nacional.

Ambos os módulos estão em constante alimentação e revisão. 

Vejamos um exemplo sobre como pesquisar nas listas de passageiros em vapores, chegados a diversos portos do Brasil.

Abra a página inicial do SIAN, clicando aqui: SIAN

No menu do lado esquerdo, selecione “Multinível – Fundos e coleções do Arquivo Nacional”. Clique depois em “Pesquisa”, logo abaixo, e depois em “Multinível”. Vai encontrar-se então no Nível 1 da relação que o Arquivo Nacional disponibiliza. A listagem tem ordem alfabética; utlize a seta no canto inferior direito para, clicando três vezes, passar três páginas mais à frente.

sian1.JPG

Localize o item “Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras” e clique na seta imediatamente à esquerda deste nome.

sian2.JPG

Vai passar ao nível 3. Clique na seta ao lado do item “Relações de passageiros em vapores”.

sian3.JPG

O quadro seguinte irá listar diversos portos brasileiros. Selecione aquele que lhe interessa, por exemplo o Porto do Rio de Janeiro. Clique na seta ao lado do nome.

sian4.JPG

O quadro que abre em seguida lista, por ordem cronológica, as listas de passageiros disponíveis. Selecione o navio que lhe interessa, clicando na lupa antes do nome.

sian5.JPG

Na janela que se abre, clique em “Arquivo Digital”, junto do círculo no canto superior direito.

sian6.JPG

Finalmente, a última etapa: clique mais uma vez na lupa ao lado do nome do item selecionado…

sian7.JPG

… e poderá então visualizar a lista de passageiros que selecionou, em formato de ficheiro pdf. Utilize os botões na janela do documento para aumentar ou diminuir a imagem, e para gravar o ficheiro no seu disco rígido, para futura consulta.

Boas pesquisas! E não se esqueça de partilhar as suas descobertas com seus parentes e amigos, em Geneanet.



1 comentário

Utilizador anónimo
03/02/2017

Preciso descobrir onde Luigi Bedendo nasceu na Italia


Ver mais

Inicie sessão para deixar um comentário. Iniciar sessão / Registo