Adicionar

X

O blog dos genealogistas

29 mai 2015

Novos fósseis da Etiópia vêm complicar mais a história da evolução humana

etiopia_thumb.jpgMuito perto do sítio onde se tinha descoberto, em 1974, o esqueleto de Lucy, o australopiteco mais famoso, encontraram-se agora alguns ossos da cara de um pré-humano.

Têm cerca de 3,5 milhões de anos e a equipa que os descobriu diz que são de uma nova espécie de australopiteco. Mas há cientistas que já discordam.

Lire la suite...

28 mai 2015

Novo em Geneanet: Exporte e Imprima uma Árvore Genealógica Grande em Uma Só Folha de Papel

Exporte e Imprima uma Árvore Genealógica Grande em Uma Só Folha de PapelPrecisa imrpimir uma árvore genealógica grande para a sua próxima reunião familiar?
Em Geneanet, agora pode exporter e imprimir uma bela árvore genealógica com 4-12 gerações numa só folha de papel.

E lembre-se que Geneanet oferece ainda uma seleção de 6 outros tipos de árvores genealógicas ilustradas.


Lire la suite...

27 mai 2015

Novas descobertas na tragédia de Pompéia

pompeia.PNGEm Novembro de 79 A.D., o mundo se deparava com uma das maiores tragédias naturais da história – a destruição de Pompéia com a erupção do Mt. Vesúvio.

Na época, acreditava-se que o Vesúvio era um Deus – e o pessoal de lá não tinha nem uma palavra para “vulcão”, afinal, não se sabia o que era isso.

Lire la suite...

26 mai 2015

“Se o cabelo mexer, não pode jogar pelos pretos”

fhistcrop.jpgA escravatura e o racismo foram os temas fortes do fHist - Festival de História, que juntou em Braga investigadores brasileiros e portugueses, mas a entrada dos jornalistas no terreno dos historiadores também motivou debates animados.

Lire la suite...

21 mai 2015

Como Restaurar e Exportar Sua Árvore Genealógica Geneanet?

Como Restaurar e Exportar Sua Árvore Genealógica Geneanet?Sempre que possível, iremos publicar notas no blog para responder às vossas perguntas mais frequentes sobre a utilização de Geneanet.
As dicas da semana são:
- Como restaurar sua árvore genealógica Geneanet (membros Premium)?
- Como exportar sua árvore genealógica Geneanet?
- Como exportar um só ramo da sua árvore genealógica Geneanet?

Lire la suite...

20 mai 2015

Curso de Paleografia Portuguesa Moderna

paleo3.jpgA segunda edição do Curso de Paleografia Portuguesa Moderna decorre na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III, de 2 de Junho até 7 de Julho

Lire la suite...

19 mai 2015

À descoberta da Évora muçulmana

evora_small.jpgExposição recua ao período islâmico da Yábura que está no ADN dos eborenses. 

Não perca, se passar por Évora (Portugal) este verão.

Lire la suite...

13 mai 2015

Fotos novas no Instagram? Não... têm 100 anos!

peasant_girls_1909_small.jpgCom a sua textura granulosa e bordas desbotadas, estas imagens parecem editadas com filtros do Instagram, mas na verdade foram captadas há um século atraás, utilizando uma câmera especialmente construída com três lentes.

O seu autor é Sergey Prokudin-Gorsky, um químico russo e pioneiro da fotografia a cores, que as tirou entre 1909 e 1915 quando a Rússia entrava na Primeira Guerra Mundial e na véspera da revolução que expulsaria a monarquia e instituiria o comunismo.

Lire la suite...

'Um Cemitério Para A Posteridade': Muito Obrigado A Todos!

''Um Cemitério Para A Posteridade': Muito Obrigado A Todos!

No fim-de-semana passado, Geneanet convidou-o/a para tirar fotos de sepulturas. Você compareceu e agradecemos-lhe muito! Um grande trabalho para um grande resultado: Foram publicadas mais de 40.000 fotos.
Claro que todas estas fotos estarão disponíveis gratuitamente para todos os outros genealogistas. E mais: Você pode ligar e exibir cada foto na sua árvore genealógica.
Infelizmente não podemos nomear todos mas aqui ficam alguns dos cemitérios que passaram a estar disponíveis em Geneanet.
Muito Obrigado A Todos!

Lire la suite...

12 mai 2015

Tavira dá a conhecer a heráldica local em mais um «Passeio na História»

Igreja-de-Santa-Maria-do-Castelo-Tavira_small.jpgHá pedras que têm histórias para contar e serão elas as estrelas da iniciativa «Pedras que falam – O património heráldico tavirense», que a Câmara de Tavira vai promover no adro da Igreja de Santa Maria do Castelo, no sábado, dia 16 de maio, às 10h30.

Lire la suite...

11 mai 2015

Software de genealogia: Notícias da semana 20, 2015

Software de genealogia
Todas as semanas, apresentamos-lhe um resumo das notícias sobre software de genealogia. Uma boa forma de descobrir novas ferramentas para realizar o seu trabalho genealógico. 
Estas são as notícias desta semana:
Brother's Keeper, GRAMPS, iScrapbook


Lire la suite...

8 mai 2015

A História da Mineira que foi Enfermeira na Segunda Guerra Mundial

marina_andrada.jpgMarina Maria Lafayette de Andrada Ibrahim recorda-se da troca de correspondência com tenente francês.

Rendição da Alemanha completa hoje 70 anos.

Lire la suite...

6 mai 2015

Memória do Imigrante

imigrantes.jpgPortugueses, italianos, japoneses, coreanos, libaneses e diversas outras nacionalidades estão representadas nos documentos que registram a entrada de imigrantes em São Paulo. Sua presença pode ser verificada no vasto acervo que compõe o Memorial do Imigrante.

Atualmente, este conjunto documental encontra-se no Arquivo Público do Estado e nele podem ser localizados indivíduos que desembarcaram no Porto de Santos, os que deram entrada na Hospedaria de Imigrantes entre 1887 e 1978, ou pessoas que foram registradas nos órgãos de fiscalização de estrangeiros em São Paulo entre os anos de 1939 e 1984. Também compõe este rico acervo uma série de fontes representativas da inserção econômica da população imigrada.

O site "Memória do Imigrante" visa ser uma porta de entrada a essa documentação, um instrumento de acesso às informações sobre os imigrantes de São Paulo.

Lire la suite...

4 mai 2015

Software de genealogia: Notícias da semana 19, 2015

Software de genealogia
Todas as semanas, apresentamos-lhe um resumo das notícias sobre software de genealogia. Uma boa forma de descobrir novas ferramentas para realizar o seu trabalho genealógico. 
Estas são as notícias desta semana:
Branches, Brother's Keeper, Family Get-To-Gether


Lire la suite...

1 mai 2015

Carta de Pêro Vaz de Caminha: 515 anos de História

carta_pero_vaz_small.jpgCarta de Pêro Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil.

É o primeiro documento escrito da história do Brasil

Lire la suite...

30 avril 2015

Experimente o Novo Motor de Busca nas Coleções Geneanet!

Experimente o Novo Motor de Busca nas Coleções Geneanet!Foi lançado um novo motor de busca para as Coleções Geneanet e você pode experimentar a versão beta.
A partir de agora, pode pesquisar em todas as Coleções Geneanet de uma só vez!

Para experimentar o novo motor de busca, clique em 'Pesquisa > Ver as Coleções' na barra de menu no topo da página, depois clique na ligação 'Clique aqui para experimentar a versão beta' no topo da página.

Lire la suite...

29 avril 2015

USP oferece curso online e gratuito sobre História do Brasil

brasil.jpgUSP oferece, por meio do portal Univesp TVvideoaulas online e gratuitas sobre História do Brasil. Ao todo, são 12 aulas ministradas por vários professores, que aspectos relevantes dahistória do país, desde a época dos jesuítas até a Primeira República.

Lire la suite...

28 avril 2015

Arquivo Distrital de Aveiro: 50 Anos

img_0745.jpgO Arquivo Distrital de Aveiro celebra durante este ano de 2015 os 50 anos da sua fundação e a data vai inspirar as Jornadas Comemorativas com a temática “Arquivos, Memória e Futuro.” 

Lire la suite...

24 avril 2015

Os nossos antepassados eram canibais?

bones_gough.PNGNo Reino Unido foram encontrados restos humanos com 15 mil anos - e quase todos os ossos tinham marcas de dentes.

Lire la suite...

23 avril 2015

Fim de Semana Geneanet 'Um Cemitério para a Posteridade', 1-3 Maio, 2015

Fim de Semana Geneanet 'Um Cemitério para a Posteridade', 1-3 Maio, 2015
Nos dias 1-3 de Maio de 2015, tire fotos a sepulturas num cemitério próximo.
Os cemitérios constituem um dos mais importantes recursos para genealogistas, e devemos captar as lápides antes de desaparecerem. Por isso Geneanet lançou o projeto 'Um Cemitério para a Posteridade'.
Nos dias 1-3 de Maio de 2015, precisamos que fotografem o máximo possível de sepulturas, em todo o mundo.

Lire la suite...

- page 1 de 12